O Que É ECD E Como Gerar O Documento No ERP Protheus

O Que É ECD E Como Gerar O Documento No ERP Protheus

A escrituração contábil digital (ECD) é um documento digital que contém todas as informações contábeis de uma empresa, desde a escrituração diária até os balanços e demonstrações contábeis.

O que é ECD? 

A ECD substitui a escrituração em papel pelo formato digital. Consiste em registros contábeis eletrônicos e precisa ser transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), trazendo dados referentes ao exercício fiscal do ano anterior.

Ela permite um controle mais eficiente e uma fiscalização mais precisa pelas autoridades fiscais. Além disso, é um documento crucial para investidores e stakeholders, que utilizam as informações contábeis para avaliar a saúde financeira e o desempenho da empresa.

Qual o prazo de entrega da ECD em 2024? 

Conforme a nova legislação, a ECD precisa ser enviada até o último dia útil de junho do ano posterior ao ano-calendário. Para o ano de 2024, o prazo final é 28 de junho.

Entretanto, existe uma exceção para o Rio Grande do Sul. A Portaria RFB nº 421, de 21 de maio de 2024, estendeu os prazos da ECD e da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) para os municípios do estado, sendo os novos prazos 30 de setembro e 31 de outubro, respectivamente.

Quais são as multas pela não entrega no prazo da ECD?

O atraso na entrega acarreta uma multa diária de 0,02% sobre a receita bruta do período, com um teto de 1%. Informações incorretas ou incompletas podem resultar em uma penalidade de 5% do valor da operação em questão, também limitada a 1% da receita bruta do período. Já a ausência de apresentação do documento implica em uma multa de 0,5% sobre a receita bruta referente ao período de escrituração.

Quais tipos de empresas devem entregar a escrituração digital? 

A entrega do ECD é obrigatória para as seguintes entidades jurídicas:

  1. Empresas tributadas com base no Lucro Real;
  2. Empresas tributadas com base no Lucro Presumido que distribuam lucros ou dividendos sem a retenção do Imposto de Renda na Fonte (IRRF), em valor que exceda a base de cálculo do imposto, já deduzidos todos os impostos e contribuições;
  3. Entidades imunes e isentas que tenham recebido receitas, doações, incentivos, subvenções, contribuições, auxílios, convênios e ingressos similares superiores a R$ 4.800.000,00 no ano-calendário;
  4. Sociedades em Conta de Participação (SCP) que se enquadrem na obrigatoriedade de apresentação da ECD.

Dispensa da ECD

Empresas tributadas pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

Onde gerar a ECD no Protheus? 

A geração da Escrituração Contábil Digital no ERP Protheus é feita por meio do aplicativo SPED, que é integrado ao sistema de gestão. O SPED é uma ferramenta que permite a escrituração e transmissão dos arquivos digitais exigidos pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Para gerar a ECD no Protheus, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo de Contabilidade Gerencial do Protheus;
  2. Clique em “Escrituração Contábil” e selecione a opção “Central de Escrituração”;
  3. Configure o Wizard da rotina e Posicione sobre o tipo de Escrituração ECD e clique em incluir.
  4. Preencha os parâmetros do assistente de importação de dados.
  5. Realize as validações e correções necessárias nos dados contábeis da empresa;
  6. Após a validação dos dados, clique em “Gerar Arquivo” para criar o arquivo da ECD no formato exigido pela Receita Federal do Brasil;
  7. Verifique se o arquivo gerado está correto e sem erros;
  8. Envie o arquivo da ECD pelo Programa Validador e Assinador (PVA) disponibilizado pela Receita Federal.

É importante destacar que a geração da ECD no Protheus exige conhecimento técnico e especializado em contabilidade e em sistemas de gestão empresarial. Por isso, é recomendável que a empresa conte com o suporte de profissionais qualificados para a realização desse processo. 

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